terça-feira, 29 de junho de 2010

Florianópolis e Região Metropolitana



Grande Florianópolis
Região Metropolitana

Qualidade de vida é a melhor definição para a região da Grande Florianópolis. São 13 cidades – Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, São Bonifácio, Angelina, Anitápolis e Rancho Queimado – que têm em comum a natureza exuberante. A maior delas é a capital de Santa Catarina, que combina conforto e agitação de centro urbano desenvolvido, com a oferta de mar, morros, dunas e bosques de Mata Atlântica em cenário encantador. Uma vantagem é que os municípios da Grande Florianópolis ficam muito próximos entre si, o que permite explorar a região em deliciosos roteiros de um ou dois dias e descobrir vários lugares, cada um com características e atrativos próprios. Em toda a região, a herança dos açorianos convive de perto com as tradições germânicas.

Cidades: Florianópolis, Governador Celso Ramos , Palhoça, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Angelina, Anitápolis, São Bonifácio, Antônio Carlos.

Florianópolis

Florianópolis - também conhecida como Ilha de Santa Catarina - é uma cidade especial. Quase todo o seu território fica numa ilha - apenas alguns bairros situam-se na península continental. Detentora do quarto mais alto índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todas as cidades brasileiras, e a capital com melhor qualidade de vida do país. Combina conservação do meio ambiente e do patrimônio histórico com elevadas taxas de escolaridade e renda da população - cerca de 400 mil habitantes - e boa infra-estrutura urbana e de serviços. A natureza é espetacular.

Praias magníficas - são 100, de todos os tipos, desde mar grosso com grandes ondas até enseadas abrigadas -, morros cobertos com vegetação de Mata Atlântica, ilhas, restingas, dunas, manguezais e lagoas. Cerca de 45% da ilha e destinado a preservação permanente. A forte influência dos fundadores portugueses, e dos colonizadores açorianos, é percebida na arquitetura, na culinária e nas manifestações culturais e religiosas. A capacidade hoteleira da capital e de 20.000 leitos distribuídos entre 200 hotéis e pousadas acolhedoras, em locais de grande beleza. A cidade também tem ótimos locais para convenções, apresentações e feiras. 0 Centro de Convenções (CentroSul) pode acomodar ate 22 mil pessoas em shows. O roteiro de restaurantes é privilegiado. Inclui desde estabelecimentos com categoria internacional até os mais simples, nas praias, com ampla variação de cardápios e preços. A vida noturna é agitada em todas as regiões da IIha, com bistrôs e barzinhos em localizações estratégicas que exibem vistas privilegiadas da cidade. Destaque para points conhecidos como a Lagoa da Conceição. A capital ainda conta com shoppings e aeroporto internacional. 0 turismo é a principal atividade econômica, mas Florianópolis tem outras vocações: é um dos mais importantes pólos de tecnologia e informática e o maior produtor de ostras em cativeiro do Brasil.
***

História e Cultura

Centro Histórico
A Catedral Metropolitana, de 1753, está situada em frente a Praça XV, onde fica a centenária figueira. O Palácio Cruz e Sousa esta situado no Largo da Catedral, construído no século XVIII. Servia de residência e local de trabalho para o Presidente da Província e mais tarde para os governadores de Santa Catarina. O Palácio do Governo foi rebatizado mais tarde de Palácio Cruz e Sousa em homenagem ao poeta negro considerado expressão máxima do movimento poético simbolista no Brasil. Hoje e sede do Museu de Santa Catarina. Apenas uma quadra acima fica o Teatro Álvaro de Carvalho, totalmente restaurado e novamente em atividade. Centenas de casas seculares são encontradas no Centro. Destaque para a casa em que nasceu o famoso pintor Victor Meirelles, situada em rua do mesmo nome, esquina com a Saldanha Marinho. Transformada em museu, é uma das mais antigas edificações ainda preservadas da Vila de Nossa Senhora do Desterro. Outras igrejas do Centro que valem visita: Nossa Senhora do Rosário (1787), São Francisco (1819) e São Sebastião (1856).
***

Largo da Alfândega
O edifício da antiga Alfândega ainda faz parte do centro histórico. Situa-se mais perto do mar e foi construído em 1875/1876, em estilo neoclássico. Atualmente abriga a Associação Catarinense de Artistas Plásticos - ACAP e loja de artesanato local, além de espaço para exposições de artesanato. Ao lado fica o mercado público, de 1898, no mesmo estilo, que concentra 140 boxes, com diversas peixarias, lojas de artesanato em cerâmica e vime e também bistrôs que oferecem bebidas e pratos elaborados. Alguns de categoria internacional e que recebem personalidades em visita ao Estado.
***

Santo Antônio de Lisboa
Vale visitar as comunidades mais antigas, que conservam belos casarões e igrejas açorianas, onde e possível degustar deliciosos pratos típicos locais a base de frutos do mar. Destaque para Santo Antônio de Lisboa, na região Norte, que oferece diversos bares e restaurantes, especializados em frutos do mar, com destaque para as ostras. Nos finais de semana ocorre a Feira das Alfaias, das 14h às 19h, boa ocasião para uma happy hour tendo a ponte Hercílio Luz como cenário. Ainda em Santo Antônio, na Ponta do Sambaqui, a mostra do Casarão da Associação de Moradores de Sambaqui está aberta diariamente, das 14h as 20h.
***


Ribeirão da Ilha
Casas geminadas, de cores vivas, dispostas graciosamente entre morros verdejantes e de frente para o mar compõem o cenário da encantadora freguesia do Ribeirão da IIha, na região Sul, um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana, fundado em meados do século XVIII. Preserva diversas tradições, algumas que não existem mais nem no Arquipélago dos Açores, de onde vieram os colonizadores da região. Destaque para a Festa de Nossa Senhora da Lapa, às rendas de bilro, às canoas e às baleeiras de cores vivas, balaios e cestos de cipó. O monumento mais importante do local é a igreja, concluída no século XVIII, de frente para o mar. Também oferece bons restaurantes, dos mais simples aos mais sofisticados, especializados em ostras e frutos do mar. É  um dos principais pólos produtores de ostras da capital, que podem ser adquiridas fresquinhas, direto do produtor.
***


Fortalezas Portuguesas
Vale visitar o complexo de fortalezas portuguesas restauradas da Baia Norte. Em Florianópolis ficam Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande; as ruínas do Forte Nossa Senhora da Conceição, localizadas no extremo Sul da Ilha, na praia de Naufragados, e a Fortaleza São José da Ponta Grossa, na praia de Jurere, no Km 13 da SC-401, A Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, ja em águas do município de Governador Celso Ramos, possui traços da arquitetura portuguesa de influência renascentista e pode ser visitada a partir de Florianópolis.
Fortaleza São José da Ponta Grossa e Fortaleza de Santa Cruz
Fone: (48) 8404-5032
www.fortalezas.ufsc.br




Engenho Caminho dos Açores
Datado do século XIX, representa as centenas de engenhos que existiam na IIha, já desaparecidos ou adulterados. Ainda hoje, poucos são encontrados em atividade nas comunidades interioranas. O engenho do Caminho dos Açores é uma construção rústica, chão de terra batida e telhado aparente. Fica próximo a  casa de moradia, de melhor acabamento. Era utilizado para produzir farinha de mandioca de modo totalmente artesanal. Outra importante produção era de aguardente de cana, feita em alambiques, e o açúcar mascavo. Situado no Caminho dos Açores, no Sul da Ilha, acesso bem sinalizado.
***

Teatros
Florianópolis conta com cinco teatros: O histórico Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - capacidade 470 lugares, situado no Centro - o moderno Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica, com capacidade 956 lugares, o Teatro da Igrejinha (UFSC), na Trindade; o Teatro da União Beneficente Recreativa Operaria (UBRO), também no Centro. Inaugurado em novembro de 2008, o Teatro Pedro Ivo é dotado de moderno sistema de iluminação. Tem 750 lugares e fica no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Rodovia SC-401.

Teatro Ademir Rosa (CIC)
Av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica.
Tel.: (48) 3953-2300
www.tar.sc.gov.br
***

Teatro Alvaro de Carvalho (TAC)
Rua Marechal Guilherme, 26, Centro.
Tel.: (48) 3028-8070
***


Teatro da Igrejinha (UFSC)
Tel.: (48) 3721-9348
***

Teatro da URBRO
Escadaria da Rua Pedro Soares, 15, Centro.
Tel.: (48) 3222-0529
***

Teatro Pedro Ivo
SC-401, 4.600, Saco Grande.
Tel.: (48) 3233-7229
***


Cinemas
As salas de cinema estão localizadas nos shoppings. Duas alternativas são o Centro Integrado de Cultura (CIC) e o Espaço Cultural Sol da Terra.

Cineclube Nossa Senhora do Desterro
Av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica.
Tel.: (48) 3953-2300

Cineclube Sol da Terra
Av. Delambert Neto, 885, Lagoa da Conceição.
Tel.: (48) 3232-2303

Sítios Arqueológicos
Encontrados em várias praias da Ilha. O sítio da Ilha do Campeche só é acessado por barco a partir da praia do Campeche e da Armação ou de escuna a partir da Barra da Lagoa. No costão da praia da Joaquina existe outro importante sítio arqueológico com cerca de 4.000 anos, onde foram encontrados conchas, carvão vegetal, machados de pedra polida, batedores, alisadores e ossadas humanas. Na praia Mole também há vestígios de ocupação primitiva e, além de sulcos, amoladores e afiadores, há sinais geométricos no costão. O Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho é visitado por mais de 60.000 pessoas por ano devido as raras inscrições rupestres feitas entre 1.000 e 4.000 anos atrás.
***

Museu Arqueológico do Costão do Santinho
Estrada Vereador Onildo Lemos, 2.505, Praia do Santinho.
Tel.: (48) 3261-1768
***

PRAIAS

Florianópolis tem 100 praias de todos os tipos, desde aquelas de mar aberto, ondas grandes, boas para o surfe. Algumas são famosas e muito procuradas, como Jurerê, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava, Ingleses e Santinho (Norte da Ilha); Moçambique, Barra da Lagoa, Mole e Joaquina (Leste); Campeche, Armação e Pântano do Sul (Sul).
***
Praia de Jurerê Internacional
***
Praias da Baía Sul
Da Praia de Rita Maria até a Praia do Defunto São 31 praias, nem todas apropriadas para banho. Quanto mais ao Sul, mais isoladas.
***
Praia da Rita Maria
***
Praias do Sul
São 11 praias, da Praia de Naufragados até a do Campeche. A maioria é pouco visitada, habitadas por comunidades nativas muito apegadas aos costumes e à região.
***
Praia de Naufragados
***
Praias do Leste
Praia da Joaquina e Praia Mole São as praias mais famosas da costa Leste. São praias de mar bravo, ondas grandes e areias brancas, boas para a prática do surfe. Sediam campeonatos internacionais.
***
Praia Mole
***
Praias do Norte
Compreende as 13 praias entre a Ponta das Aranhas e a Praia do Pontal. Esta região recebe a população equivalente à de Florianópolis durante a temporada de verão.
***
Praia de Canasvieiras
***
Praias da Baia Norte
São ao todo 18 praias, numa faixa onde ficam povoamentos típicos açorianos: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui - pólos de maricultura.
***

Praias da Lagoa
Na Lagoa da Conceição estão localizadas sete praias, todas com águas calmas, esverdeadas, transparentes e pouco profundas. Na Lagoa do Peri, maior reservatório de água doce da Ilha, há uma única praia de águas rasas e cristalinas.
***

Praias do Continente
Nas praias da área continental em geral o mar é mais escuro e as areias mais grossas que as praias insulares. São todas de mar calmo, boas para passeios de caiaque. Destaque para a bela Itaguaçu.
***

PASSEIOS

Beira-Mar Norte
A Avenida Beira Mar Norte interliga alguns dos principais pontos da cidade e leva as praias. Oferece belo contraste entre a calma da baia e a paisagem urbana. No período diurno, e ao cair da tarde, as calçadas e as ciclovias são utilizadas para caminhadas, corridas e exercícios.
***

Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, que, à noite, toda iluminada, é um dos mais belos cartões-postais da capital. É uma das maiores pontes pênseis do mundo, com 819 m de comprimento e a estrutura totalmente em ferro. Hoje, esta desativada. Do trapiche da Beira Mar - ponto de reunião de pescadores - saem escunas para passeios pelas baias e ilhas. Aos domingos, é organizada feirinha de variedades.
***

Lagoa da Conceição
A freguesia da Lagoa foi uma das primeiras povoações da Ilha. Traços da imigração açoriana são visíveis nas diversas casas de arquitetura típica colonial e na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, de 1750. Hoje, e um dos "points" mais badalados da Ilha. Síntese dos contrastes de Florianópolis, abriga descendentes de açorianos, gente de vários lugares do Brasil e estrangeiros, surfistas, executivos, pescadores e artistas. Oferece desde botecos até restaurantes de categoria internacional. Mansões e barracos de pesca, boates e clubes, lanchas sofisticadas e baleeiras artesanais. É cartão-postal de Florianópolis também devido a sua beleza. A Lagoa tem espelho d'agua de 15 km de extensão no sentido Norte-Sul e largura que varia de dezenas de metros a 2,5 km. Liga-se ao mar por pitoresco canal que desemboca na Barra da Lagoa. Do alto do Morro da Lagoa tem-se linda vista panorâmica da região. Destaque para o Centro Cultural Bento Silvério (1912), composto por duas edificações: a antiga estação rádio-telegráfica e a casa de máquinas desativada em 1914. O conjunto é o único exemplar da arquitetura típica do período pós-revolução industrial encontrado na IIha. Foi tombado como Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município em 1985 e restaurado. Em frente ao Centro, e promovida a Feira de Arte do Casarão, na Praça Bento Silvério, também nos fins de semana, das 15h as 20h.
***

Costa da Lagoa
As características da cultura açoriana podem ser percebidas de forma mais marcante na comunidade de pescadores de grande beleza natural, que só é acessivel por mar ou por trilhas a pé. Linhas regulares de barcos saem de pequeno terminal de transporte marítimo localizado na ponte da Lagoa da Conceição e, depois de curta viagem, atracam nos trapiches da Costa onde restaurantes de chão batido servem frutos do mar
***

Mirantes da Ilha
Apreciar a vista panorâmica nos muitos mirantes da Ilha de Santa Catarina: Morro da Cruz (Centro); Morro das Pedras (SuI); Ingleses (Norte); Morro das Sete Voltas e Morro da Praia Mole (ambos na Lagoa da Conceição).
***

Ilhas das Ostras
Na Grande Florianópolis, o forte da culinária local são os frutos do mar, com destaque para as ostras. As maiores fazendas marinhas ficam nas freguesias de Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha, e do Ribeirão da IIha, no SuI. Receitas tradicionais e inovadoras com esses frutos do mar podem ser degustadas durante todo o ano, nas centenas de restaurantes da cidade, e principalmente durante a Fenaostra - feira gastronômica realizada em outubro.
***
Maricultura no Ribeirão da Ilha
***

Costão do Santinho Resort & Spa
O empreendimento é o mais completo e luxuoso, o complexo turístico-habitacional do Sul do Brasil, localizado a 35 km do Centro de Florianópolis, em local paradisíaco. Ocupa área de um milhão de metros quadrados, sendo 750.000 m² de Mata Atlântica, além de dunas preservadas. Oferece vista privilegiada, piscinas, museu ao ar livre, hotel, spa e centro de eventos com capacidade total (salas e auditórios) de 3.580 lugares.
Estrada Vereador Onildo Lemos, 2.505, Praia do Santinho.
Fone.: (48) 3261-1000
3261-1234 (reservas)
0800 48-1000
www.costao.com.br
***

City Tour em Open Bus
Percorrer os principais pontos turisticos de Florianópolis, do centro histórico às praias do leste e do sul, em um ônibus de dois andares, sendo o segundo sem cobertura, é mais uma opção para quem deseja conhecer a região insular da cidade. O veículo tem 5 m de altura, capacidade para 71 passageiros (55 na parte de cima), sistema de som que fornece informações turísticas em 4 idiomas e assentos especiais para cadeirantes. O trajeto completo tem 55 km e pode ser percorrido em até três horas. O passeio é realizado de terça a sexta-feira e domingo, às 9h e às 14h, e sábado às 20h.
Floripa by Bus
Embarque em frente ao Shopping Iguatemi.
Tel.: (48) 8801-5904 / 3239-8966
www.floripabybus.com.br  
***

IGREJAS

A Catedral Metropolitana
É o monumento mais visitado da Capital.
Um de seus principais atrativos é o acervo de arte sacra: a escultura "Fuga para o Egito" (1902), do artista tirolês Demetz; O órgão de tubos alemão (1924); o carrilhão principal com cinco sinos (1922) e os vitrais (1949), feitos em São Paulo. Foram tombadas também as Igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, ambas no Centro da cidade; a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa, e a Igrejinha da Lagoa, elevada a categoria de Santuário. Outro monumento muito visitado é a capela do Campeche (1826), no Sul da Ilha, que figura nos arquivos da Arquidiocese de Florianópolis como Igreja de São Sebastião do Rio Tavares onde se destaque a imagem do mártir cristão, feita no século XVII. Ainda ao Sul, na Freguesia do Ribeirão da Ilha, está localizada a Igreja da Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão (1763).
Arquidiocese de Florianópolis
Tel.: (48) 3224-4799
www.arquifln.org.br 
***


Pastoral do Turismo Religioso, dos Santuários e do Lazer
Tel.: (48) 3224-9478 / 3221-7665

MUSEUS

Museu Histórico de SC / Palácio Cruz e Sousa
Terça a sexta-feira das 10h as 18h; sábado e domingo das 10h as 16h.
Praça VX de novembro, 277, Centro.
Tel.: (48) 3028-8091 / 8092
www.fcc.sc.gov.br
***

Museu do Homem de Sambaqui
"Padre João Alfredo Rohr, S.J."
Segunda a sexta-feira, 13h30 às 17h30.
Rua Esteve Junior, 711, Centro.
Tel.: (48) 3251-1516
***

Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral
Museu de Antropologia Campus da Universidade Federal de Santa Catarina - Trindade
Segunda a sexta-feira das 9h às 12h e 14h às 17h.
Tel.: (48) 3721-9325
***

MASC - Museu de Arte de Santa Catarina
Terça a domingo, 13h às 21h.
Av. Irineu Bornhausen, 5.600, (CIC), Agronômica.
Tel.: (48) 3953-2322
***

Museu o Mundo Ovo - Ovo de Eli Heil
Visitação agendada, SC-401, km 7, 7.079, Santo Antônio de Lisboa.
Tel.: (48) 3235-1076
www.eliheil.org.br
***

Museu Victor Meirelles
Terça a sexta-feira das 10h às 18h.
Rua Victor Meirelles, 59, Centro.
Tel.: (48) 3222-0692
www.museuvictormeirelles.org.br
***

Museu de Armas Major Iara Ribas - Forte Sant'Anna
Terça a domingo, 9h às 17h.
Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 525, Centro.
Tel.: (48) 3229-6263
www.pm.sc.gov.br
***


Ecomuseu
Terça, quinta, sábado e domingo, 9h às 12h e 13h às 17h.
Rod. Baldicero Filomeno, 10.106, Ribeirão da Ilha.
Tel.: (48) 3237-8148
www.pousadadomuseu.com.br
***

Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina
Av. Irineu Bornhausen 5.600, (CIC), Agronômica.
Tel.: (48) 3953-2325 / 2329
***

ECOTURISMO

São muitas as possibilidades para a prática de atividades ecológicas e esportivas ao ar livre, como surfe, esportes náuticos, caminhadas na Mata Atlântica, cavalgadas nas dunas, soundboard, vôo duplo de parapente, entre outras.
***

Ekoeté
Fone: (48) 3226-0330
www.ekoete.com.br

Paz na Terra
Fone: (48) 3238-8998
www.paznaterra.com.br

Ceretur
Fone: (48) 3266-1011
www.ceretur.com.br

Windcenter
Fone: (48) 3232-2278
www.windcenter.com.br

Caminhos / Trilhas
Florianópolis oferece mais de 30 trilhas mapeadas pela prefeitura com duração de caminhada inferior a um dia, incluindo o tempo necessário de deslocamento a partir do Centro da cidade. A maioria tem belas praias como destino final e apresenta diferentes graus de dificuldades. As mais conhecidas são a de Naufragados, da Lagoinha do Leste, do Saquinho, da Costa da Lagoa e Lagoa do Peri. Em geral dispensam equipamentos mais pesados. É aconselhável recorrer a mapa dos caminhos e trilhas da IIha, e se possível consultar um morador local ou alguém que conheça o local. Operadoras de ecoturismo também oferecem estes serviços.
www.pmf.sc.gov.br/portal/setur
***

FESTAS E EVENTOS

Festa do Divino Espírito Santo
Colonizada por açorianos, a Ilha de Santa Catarina reflete a forte religiosidade deste povo através tradições católicas que atravessaram séculos. Entre elas, esta a Festa do Divino, uma das maiores manifestações populares da Ilha, realizada em todas as localidades, inclusive na região central da cidade, e que repete, com riquezas de detalhes, costumes medievais trazidos pelos açorianos. As festas são realizadas em datas diferentes em cada bairro e impressionam pela beleza do cortejo imperial e da coroação do Imperador e da Imperatriz, eleitos, anualmente, entre os moradores de maior projeção.
***

Fenaostra
A produção anual de ostra em Florianópolis já atinge a marca de 1,2 milhão de dúzias, 80% do que é produzido no país. Embalado por estes números a Fenaostra foi criada em 1999 e oferece aos visitantes mais de 100 pratos à base de frutos do mar, especialmente ostras e mexilhões. Durante a festa são realizados concursos gastronomicos, cursos, workshops, seminários além de contar com comercialização de artesanato, feiras, atrações artísticas e culturais e atividade técnico-científicas.
***


Carnaval
A rota da folia, organizada pela prefeitura municipal, inclui eventos para foliões de todas as idades em vários pontos da cidade e nas principais praias: bailes públicos, concursos de fantasias de luxo e originalidade ao ar livre, desfiles de blocos de sujo nas ruas centrais e o disputado concurso Pop Gay, elegendo as figuras mais bonitas e caricatas da festa. Já o espetáculo das escolas de samba na passarela Nego Querido reúne cerca de 10.000 componentes em quatro agremiações carnavalescas: Embaixada Copa Lord, Consulado, Sociedade Recreativa e Cultural Unidos da Coloninha e a Protegidos da Princesa, além de vários blocos.
***

Feiras
Além da Beira-Mar e das freguesias, a cidade oferece outras opções de feiras de artigos em geral em diferentes bairros. No Centro, é realizada a feira do Largo da Catedral Metropolitana, às quartas e sextas-feiras, das 9h às 18h. Na Praça Fernando Machado, é organizada a Feira do Artesão Produtor às quartas, quintas e sextas-feiras, 8h às 18h, e sábados, das 8h às 12h. No Norte da Iha, ocorrem feiras na Praia dos Ingleses, sempre no 1º e 3º sábado do mês, das 14h as 18h.

Centrosul
Localizado na Baia Sul, pode sediar desde pequenas reuniões de trabaIhos e congressos até feiras internacionais e shows. Capacidade para 22 mil pessoas.
Segunda a sexta-feira, 8h às 18h.
Rua Gustavo Richard, 850, Centro.
Tel.: (48) 3251-4000
www.centrosul.net
***

PASSEIOS DE BARCO

Situada em uma ilha, com mais de 100 praias, Florianópolis oferece diversas opções de passeios de barco, inclusive para visitação de outras ilhas próximas, como Anhatomirim, do Campeche.
***

Iate Casablanca
Fone: (48) 3225-0020 / 7622
www.iatecasablanca.com.br

Scuna Sul
Fone: (48) 3225-1806 (CENTRO)
3266-1810 (Canasvieiras)
www.scunasul.com.br

Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha
Fone: (48) 3225-7799
www.icsc.com.br

Vento Sul Turismo
Fone: (48) 3284-8297 / 9982-2867
www.ventosul.com

Floripa a Bordo
Fone: (48) 3338-4084 / 9972-3656
www.floripaabordo.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Fone: (48) 3952-7000
www.pmf.sc.gov.br/portal/setur

Terminal Rodoviário Rita Maria
Fone: (48) 3212-3100

Aeroporto Hercílio Luz
Fone: (48) 3331-4000

GOVERNADOR CELSO RAMOS

O município de Governador Celso Ramos ocupa bela península com caprichosos recortes que formam abrigadas enseadas paraíso dos navegadores - e dividem a costa em 23 belas praias próprias para mergulho, windsurfe, jet ski e surfe. Algumas com boa infra-estrutura como a praia de Palmas, outras completamente desertas, como Ilhéus e Bananeiras. A região integra, ainda, a reserva biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da fauna e da flora, o que a torna um dos melhores locais para mergulho do país e moradia de uma centena de boto-cinza (tucuxis) que alegram os passeios de barcos. A Ilha de Anhatomirim, concorrido ponto turístico, é sede da Fortaleza de Santa Cruz que completa o conjunto de fortes portugueses da Ilha de Santa Catarina. Outro tesouro turístico de Governador Celso Ramos é o seu passado.

Esta vila de pescadores, com 250 anos de história, foi sede do maior e mais importante núcleo baleeiro catarinense, a Armação da Piedade. O local - hoje disputado pelos turistas - era ponto de partida de escravos e arpoadores que se arriscavam em precárias embarcações na incerta missão de capturar as baleias-franca. Atualmente as cetáceos procriam e amamentam seus filhotes tranquilamente em águas catarinenses protegidas por leis ambientais. Cerca de 26 mil turistas visitam Governador Celso Ramos por ano.
 ***

PASSEIOS

Ganchos
A denominação é comum a três localidades e pode confundir o visitante. A enseada de Ganchos povoou-se em função da pesca, distribuída em três núcleos: Ganchos do Meio (ao centro); Canto dos Ganchos (Lado Oeste); Ganchos de Fora (avançando no mar). O Distrito foi criado em 1914, com sede em Ganchos do Meio, onde hoje está localizado a centro urbano de Governador Celso Ramos e a núcleo administrativo - prefeituras e secretarias. É formado por uma baia repleta de embarcações, inclusive de grande porte apropriadas para a captura de sardinha, camarão e outros. Pelas encostas e no meio da praia encontram-se as salgas - indústria de limpeza e encaixotamento de pescados - comuns na região. O mar compõe belo cenário em contraste com o verde das encostas e com a colorido dos barcos de pesca, que podem ser apreciados nos banquinhos dispostos na calçada da Avenida Ganchos. Mas a água não é própria para banho. Acesso: SC-410, estrada pavimentada.
 ***

Armação da Piedade
Na ponta de calma enseada está a pequena praia escolhida para a construção da armação baleeira em 1743, concluída três anos mais tarde e utilizada para a extração do óleo de baleia até o declínio da atividade por volta de 1850. Atualmente é frequentada por banhistas. A capela e as ruínas da armação baleeira são atrações do lugar.

Ilha do Arvoredo
O Arquipélago do Arvoredo é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos e um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro. A reserva do Arvoredo fica cerca de 11 km, tanto de Governador Celso Ramos quanto ao norte da Ilha de Santa Catarina. Com uma embarcação é possível se aproximar da Ilha do Arvoredo que é completamente recoberta pela Mata Atlântica.
Para isso é preciso recorrer as operadoras de Governador Celso Ramos que fretam barcos. A época mais calma é de janeiro a maio quando a temperatura e a visibilidade da água estão em excelentes condições. A Reserva biológica Marinha do Arvoredo possui 17.800 hectares repletos de tesouros - sítios arqueológicos, históricos e ecológicos. Devido ao encontro das correntes do Brasil e das Malvinas, apresenta grande diversidade marinha.

HISTÓRIA E CULTURA

Capela Nossa Senhora da Piedade
A Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada no vilarejo de Armação da Piedade (1745), tem estilo colonial português. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e é tida como a primeira igreja edificada em Santa Catarina, no século XVIII, ainda utilizando óleo de baleia na argamassa. Fica ao lado das ruínas da antiga Armação da Piedade, que em 1839 foi incorporada a Marinha. Atualmente é núcleo de pescadores que conservam principalmente aspectos tradicionais da pesca artesanal.

Ilha de Anhatomirin
No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas: três na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, e a maior delas na Ilha de Anhatomirim, próxima à porção continental da Baia Norte e já em águas do município de Governador Celso Ramos. Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos. Reza a lenda que até hoje os fantasmas daqueles condenados vagam, sem cessar, pelos amplos corredores e nas antigas masmorras. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa infra-estrutura turística: restaurante, lanchonete e loja de souvenires.
 ***

Forte de Anhatomirim
Diariamente, 8h às 17h.
Fone: (48) 8404-5032

PRAIAS

Praias do Antenor e Antônio Correa
A praia do Antenor é a mais próxima da Ilha de Anhatomirim. 0 mar é calmo, próprio para banho. Muito frequentada pelos proprietários de casas de veraneio na região e também pelos visitantes que passeiam de escuna pela região e ficam apenas algumas horas, no máximo um dia. Perto da praia encontram-se serviços de restaurantes e lanchonetes. A praia de Antônio Correa também tem águas claros e tranquilas e praticamente só é frequentada pelos proprietários das casas ao longo da faixa de areia. Acesso pela SC-409.

Praias da Caeira,
Costeira e Fazenda da Armação
Praias com mar calmo e muito frequentadas por turistas durante passeios de escunas. Na praia da Costeira encontram-se serviços de restaurantes e lanchonetes. Na Fazenda da Armação, ao contrário, não há infra-estrutura. A praia e frequentada praticamente só pelos próprios moradores. Acesso pela SC-409.

Praia Grande
Praia muito movimentada durante a temporada de verão. Durante a baixa temporada e praticamente deserta. Sobram as várias casas de veraneio fechadas. Oferece ótimas condições para a prática de surfe, desde que o vento seja do quadrante leste. No fim da avenida que dá acesso à praia encontram-se bares e restaurantes. Acesso pela SC-409.

Praia de Calheiros e Praia do Canto
Calheiros tem mar tranquilo muito frequentado por moradores da região de Ganchos. A vista e bonita, com vários barcos de pesca ancorados. O mesmo acontece na Praia do Canto. Acesso pela rodovia SC-410.

Praias de Corda e Figueira
Cordas, oferece bela paisagem. As águas claras estão sempre mexidas, às vezes com condições para a prática de surfe. Poucas casas de veraneio são encontradas no local. A praia da Figueira é própria para banhistas, com águas claras e tranquilas. Acesso por estrada (à esquerda) a 100 metros da enseada da Armação.

Praia do Porto
Situada em frente à Baía dos Golfinhos, habitat de quase uma centena de animais da espécie boto-cinza geralmente afáveis e brincalhões, oferecem um belo espetáculo para os visitantes que passeiam de barco e para os mergulhadores. Praticamente deserta. Mar tranquilo. Acesso: SC-409.

Praias de Magalhães e
Henrique Costa
Magalhães e uma praia de águas claras e faixa de areia grossa e pesada. É muito profunda, mas o mar é calmo e atrai banhistas. O único acesso para a faixa de areia da Praia Henrique Costa se dá através de residências.

Praia de Palmas e Praia de Fora
Palmas é uma das praias mais procuradas por banhistas e surfistas. É fácil encontrar serviços de bares, lanchonetes e restaurantes.
Acesso: do Centro de Governador Celso Ramos segue pela SC-410. Depois de Ganchos, seguir pela direita. Para chegar à deserta Praia de Fora - frequentada por aventureiros que gostam de bela paisagem e por surfistas - é preciso passar pelos costões do lado esquerdo da praia de Palmas, ou por trilha através da comunidade de Ganchos de Fora.
 ***

Praia de Ilhéus e Sisal
Para chegar a Ilhéus, os únicos acessos são através dos costões das praias de Palmas (lado direi to) e Sisal (lado esquerdo) ou por trilha quase em frente ao Hotel-fazenda de Palmas. A praia é deserta e o mar, próprio para surfe. O acesso para a Praia do Sisal é pelos costões das praias Grande (lado esquerdo) e Ilhéus (lado direito).

Praias de Tinguá e Bananeiras
Tinguá é movimentada durante a temporada e deserta o resto do ano. O mar oferece condições alternadas entre calmo e propício para o surfe.
Acesso pelos costões das praias do Tinguá (à direita) e das Cordas (à esquerda).

Gastronomia

Culinária luso-açoriana
A culinária de Governador Celso Ramos tem como base frutos do mar. Os pratos mais pedidos pelos turistas são o marisco lambe-lambe, a tainha assada na folha de bananeira, a anchova escalada e grelhada, o saboroso caldo de peixe e o tradicional peixe frito com pirão, encontrado em todo o litoral catarinense. Os restaurantes são muitos e oferecem desde os pratos mais simples até o cardápio mais sofisticado que combina receitas tradicionais com novos ingredientes e temperos.
Em 2008, o município criou um Roteiro Gastronômico Açoriano. A iniciativa reúne 21 restaurantes preparador para servir, com qualidade, pratos típicos de peixe e frutos do mar.
Os estabelecimentos que integram os roteiros são destacados com a placa indicativa: Rota Gastronômica de Governador Celso Ramos.  
Informações Turísticas
Fone: (48) 3262-2090
 www.governadorcelsoramos.sc.gov.br

SÃO JOSÉ
da Terra Firme

São José e privilegiada. Passagem obrigatória para Florianópolis, é a vizinha mais próxima da capital, com a qual compartilha a influência portuguesa. O acolhedor Centro de São José conserva a graça do casario açoriano e é coroado com bela vista para o mar. Os antigos prédios formam rico acervo arquitetônico que se destaca em Santa Catarina e lembra as raízes históricas da pequena vila fundada em 1750, por 182 casais de imigrantes provenientes das ilhas Graciosa, São Miguel e São Jorge. Os colonizadores europeus fincaram as raízes na região e, em 1833, a pequena vila de São José da Terra Firme já passava à condição de município. A cidade continuou próspera. Hoje, com mais de 180 mil habitantes, se estende em novos bairros e em importante complexo industrial. O comércio é bem desenvolvido e restaurantes, bares e cinemas garantem o entretenimento para todas as idades.
 ***

HISTÓRIA E CULTURA

Biblioteca Municipal
De 1851, Prédio do antigo Café Beijo, sediou por vários anos a Câmara dos Vereadores. Atualmente é sede da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José e da Biblioteca Pública Municipal.

Segunda a sexta-feira, 8h às 18h.
Rua Pe. Macário, 10 Centro Histórico.
Tel.: (48) 3247-0049

Praça Hercílio Luz
Fica no centro da cidade. É composta pelo Monumento ao 1° Centenário da Independência do Brasil no centro do Jardim Carlos Napoleão Poeta. As palmeiras imperiais São de 1903. Urbanizada em 1920, é revestida com petit pavê.
 ***

Bica da Carioca
Fonte de água datada de 1843. Trata-se de legado histórico dos mais raros no Estado. Similares só existem em São Francisco do Sul e Laguna.
Rua Irineu Comelli, ao lado da igreja matriz de São José.

Casa da Câmara e Cadeia
Casa da Cultura
Datada de 1854, em estilo colonial português, á um dos poucos exemplares desta edificação encontrada no Sul do País. O andar térreo era destinado aos presos e o superior à Câmara, Júri e às audiências. Em 2002, passou a sediar a Casa da Cultura, dedicada a valorizar as raízes açorianas.
Segunda a sexta-feira.
Das 8h as 12h e das 13h as 22h.
Praça Hercílio Luz, Centro.
Fone: (48) 3247-9096

Teatro Adolpho Mello
Erguido em 1854, é o mais antigo de Santa Catarina e um dos mais conservados. Serve de palco e cinema. A construção e simples, mas apresenta detalhes curiosos como buracos nas paredes laterais para ventilação com molduras ao estilo do seculo XIX.
Aberto de 2ª a 6ª feira.
Das 8h as 12h e das 13h as 18h.
Praça Hercílio Luz, Centro.
Fone.: (48) 3247-0051
 ***

Praça Arnoldo de Souza
Monumento ao Imigrante
Foi erguido, em 2002, em comemoração aos 250 anos do município, no provável local onde desembarcaram os primeiros açorianos. Em forma de nau estilizada carrega, no alto do mastro, figura do pássaro Açor, originário das ilhas portuguesas do Atlântico.
Museu Histórico Municipal de São José
De 1772. Arquitetura

Igreja Matriz
Erguida no século XVIII, no mesmo local onde os colonizadores fundaram a primeira capela do município. É a igreja mais antiga da cidade. Guarda belo acervo de imagens sacras. Destaque para o Padroeiro São José.
Fone: (48) 3247-1596
 ***

Casa da Cultura Estácio de Sá
De 1851. Prédio do antigo Café Beijo, sediou por vários anos a Câmara dos Vereadores. Atualmente é sede da Casa da Cultura. Após a restauração, foi acoplado bar com palco para shows e espaço para mostras de arte.
Aberto diariamente das 8h às 22h.
Fone: (48) 3247-9718
 ***

Solar da Guarda Nacional
De 1722. Arquitetura colonial rústica portuguesa. Prédio de antigas dimensões, serviu de residência, Escola Militar, Quartel da Guarda Nacional e até cortiço. Hoje abriga o Museu Histórico e Biblioteca Pública Municipal.
Fone: (48) 3247-0059

Capela Nosso Senhor do Bonfim
De 1852. Abriga a imagem do Senhor do Bonfim.
Ladeira do Bonfim s/n.

Capela de Santa Filomena
De 1812. Abriga bela imagem de Santa Filomena, esculpida em madeira, importada da Italia.
Rua Luiz Fagundes - Bairro Praia Comprida.

Capela Nosso Senhor dos Passos
De 1857. Guarda imagem do mesmo nome. Antes da Páscoa, ocorre a Procissão do Nosso Senhor dos Passos, com cortejo da imagem até a Igreja Matriz.
Rua Frederico Afonso, s/n.
Ponta de Baixo.

Escola de Oleiros
Joaquim Antonio de Medeiros
Mantida pela Prefeitura, ostenta interessante exposição permanente de peças. São oferecidas aulas experimentais. Tem o objetivo de resgatar o ofício em extinção. Em 1940, existiam 50 olarias na região. Atualmente, apenas quatro casas de oleiros continuam em funcionamento. Em uma delas foi instalada a Escola. As peças de barro, utilitárias ou decorativas, produzidas em rebolo  e torno, uma a uma, são valorizadas como produto artesanal.
Rua Frederico Afonso, 5.545 próximo ao Orionópolis.
Aberto de 2ª a 6ª feira.
Das 8h às 12h e das 14h as 22h.
Fone: (48) 3343-3487

Museu da Família Koerich
A casa de arquitetura típica rural alemã foi construída pelos seus moradores originais em 1928. O acervo é composto por mobiliário e máquinas das empresas do Grupo Koerich. Destaque para o Ford F-3, ano 1948, apelidado de “Lili”: Colônia Santana.
Aberto de 3ª feira a Sábado.
Das 9h as 12h e das 13h30 às 18h. Domingo - 9h30 as13h30.
Fone: (48) 3278-0811

Centro de Compras e Entretenimento
Forte comércio na cidade, especialmente nos bairros do Kobrasol, Campinas e Barreiros, com galerias comerciais e prestadoras de serviços. Esses bairros também oferecem opções gastronômicas e de entretenimento - casas noturnas, bares, sorveterias e restaurantes. O Shopping Itaguaçu, primeiro do Estado, fundado em 1982, está situado em Barreiros. São 127 lojas, praça de alimentação, cinco cinemas, supermercado, etc.

Praias
Balneário Guararema, Ponta de Baixo, Praia Comprida, Barreiros, Serraria.
***
Ponta de Baixo
***
Vida Noturna
No Balneário Guararema, no bairro Ponta de Baixo, orla composta por alguns bares e restaurantes especializados em pratos a base de frutos do mar e musica ao vivo. E na Avenida Central, também com bares e restaurantes. No Centro histórico destaque para o Cine York, sala de cinema ao estilo antigo com agradável bistrô em anexo.

CTG Os Praianos
Espaço dedicado a tradição gaúcha Realiza anualmente o Rodeio Crioulo Interestadual, um dos maiores eventos do município.
Localizado no bairro Forquilhas.

Aeroclube
Oferece cursos de pára-quedismo e organiza eventos - shows de acrobacias aéreas, mostras e competições de aeromodelismo.
Localizado em Forquilhas.

Lago da Pedreira
O lago resultou da escavação de empresa mineradora e acabou atrativo turistico local. Fica próximo a um paredão maciço formando interessante paisagem.
Bairro Bela Vista II, próximo ao Bosque das Mansões.

Horto e Parque Ambiental dos Sabiás
Área total de 350 mil m². Oferece açude, trilha interpretativa, playground, minhocário, horta, pomar e viveiro de plantas da Mata Atlântica. Auditório, biblioteca, aquários e mini museu ecológico.
Aberto de 2ª a 6ª feira. Entrada franca.
Estrada franca
Estrada Geral de Potecas, s/n.
Fone: (48) 3357-4037

Festa do Divino Espírito Santo
Tradição açoriana, realizada em data móvel, no mês de maio, que apresenta, todos os anos, um novo imperador e sua esposa, escolhidos entre representantes da comunidade. Envolve vários rituais e representa a forte fé católica dos imigrantes.
Informações Turísticas
Fundação de Cultura e Turismo
Fone: (48) 3381-0268
www.pmsj.sc.gov.br
 
PALHOÇA

Palhoça, com cerca de 100 mil habitantes, e importante pólo comercial e industrial, ao mesmo tempo em que preserva antigas tradições: boi-de-mamão, dança do pau-de-fitas, terno de reis e o pão-por-deus. Localizada - a 15km de Florianópolis - entre o litoral e a Serra do Mar, a região começou a ser colonizada pelos portugueses no século XVIII. O navegador Domingos de Brito fixou residência, em 1750, na Enseada, que hoje leva seu nome, seduzido pelo cenário - rios, praias, ilhas paradisíacas e morros com maravilhosas vistas. Mais de dois séculos depois, as belezas naturais permanecem o maior atrativo da região, que recebe milhares de turistas. Os surfistas foram os primeiros a chegar, em busca de ondas perfeitas e praias maravilhosas, preservadas por extenso parque ecológico. Em seguida vieram visitantes de todos os gêneros e lugares que divulgaram as belas praias de Enseada de Brito, Guarda do Embaú, Pinheira e do Sonho para todo o Brasil.
 ***

Antiga Prefeitura
***
Praça Central
***
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Maior unidade de conservação de Santa Catarina, com quase 90 mil hectares, abrange nove municípios e algumas ilhas costeiras, importantes refúgios de aves marinhas migratórias e fauna local. O Parque possui cinco tipos de paisagens: a Restinga, com seus ricos campos litorâneos; a exuberante Floresta Atlântica; a peculiar Marinha Nebular, com curiosos representantes andinos e antárticos; O Campo de Altitude, e a Floresta de Araucária. Dentro dos limites do Parque também são encontrados diversos registros deixados pelos povos que habitaram o litoral há milhares de anos, distribuídos em vários sítios arqueológicos. Picos de até 1.268 m, campos, rios, cachoeiras constituem grande potencial para recreação e turismo ecológico. Na parte já aberta a visitação, encontra-se trilha interpretativa monitorada por guia para observação da fauna e da flora em área aberta - capivaras, emas, cotias, aves de banhado, etc. Grupos interessados podem agendar palestras com os monitores ambientais proferidas no auditório do centro de visitantes. Variada exposição de relíquias do próprio parque são vistas em casa típica açoriana.
Entrada gratuita.
Aberto a visitação de 2ª a 6ª feira, das 9h as 16h.
Acesso pela BR-101, bem sinalizado, por estrada vicinal em direção ao mar, entrada próxima ao Posto Maciambu.
Fone: (48) 3286-2624

Morro do Cambirela
Ponto mais alto da Grande Florianópolis (1.043 m). É um dos cartões-postais do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Do seu topo se avista toda a IIha de Santa Catarina e o maior aglomerado urbano do Estado, formado pelas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. A trilha e íngreme com elevado grau de dificuldade. Para se chegar a sua base é preciso cruzar terrenos particulares ou fazer desvios complicados, cruzando charcos e cercas.

Morro da Pedra Branca
Localizado a 6 km do Centro de Palhoça, o morro possui vegetação de mata nativa e belas trilhas que conduzem ao topo. Boa parte pode ser percorrida de carro. Do alto dos seus 500 m é possível avistar os municípios vizinhos.

Balneário da Pinheira
É frequentado pelas famílias da região, além de grande número de turistas também de outros estados. Oferece variadas opções de restaurantes, pousadas e bares. Localiza-se numa enseada a 35 km do Centro de Palhoça e a 48 km de Florianópolis. É dividido em duas praias, de Baixo e de Cima, opostas uma a outra. Na de baixo, ficam os ranchos de pescadores, atividade ainda característica da comunidade local. A Praia de Cima também e conhecida como Praia do Engenho e das Cabras. É uma pequena mas bela baía de águas limpas que se completa com a Ponta das Andorinhas e o costão da Praia de Baixo. É uma das poucas praias do município abrigada do vento Sul. Ótima opção para os banhistas.

Praias

Praia da Guarda do Embaú
Pequena vila de pescadores descoberta na década de 1970 pelos hippies e pelos surfistas, hoje é concentração de gente bonita e famosa, considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, segundo publicações especializadas. Diz a lenda que o nome se deve a um tesouro enterrado na praia pelo capitão de um navio perseguido por piratas. O tesouro estaria na entrada do Camboatá "guardado em baú”.
Na Guarda desemboca o Rio da Madre, que precisa ser atravessado para se chegar até o mar. A travessia pode ser a nado, de canoa ou, conforme a maré, até mesmo a pé. A Pedra do Urubu, mirante natural no canto Norte, e uma das grandes atrações da Guarda. A subida e íngreme, mas vale a pena: a vista abrange as praias da Guarda, da Pinheira, do Sonho, da Gambôa e o município de Garopaba.

Praia do Tomé
Localizada na Barra do Aririú, é famosa pela fartura de pescado e rica fauna. O nome se deve ao fato do navegador Tomé de Souza ter fixado residência no local, atraído pela bela vista que a praia oferece. Tem boas opções de bares e restaurantes.

Praia de Fora
Perto do Cambirela, estão as praias do Cedro, do Pontal, Marivone e João Vieira. A Praia de Fora se destaca pelas águas limpas e tranquilas e largas faixas de areia, que convidam ao lazer e à prática de esportes, e à noite oferecem espetáculo à parte: as luzes da Ilha de Santa Catarina.
 ***
Pórtico da Praia do Cedro
***
Enseada de Brito
Apesar de muito conhecida, a Enseada de Brito preserva os costumes dos primeiros colonizadores açorianos. Foi fundada em 1750 pelo navegador português Domingos de Brito Peixoto, na mesma época em que surgiram as freguesias de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, em Florianópolis, e de São Miguel da Terra Firme, em Biguaçu. Casarios centenários e a maricultura são os dois principais atrativos da região.
 ***

Pedras Altas
Praia de naturismo situada em pequeno e paradisíaco local de difícil acesso, a 40 km de Florianópolis. Não é permitida a entrada com roupas. Localizada na Enseada de Brito, oferece opção de hospedagem.

Praia do Sonho
E a única praia da região com duas frentes para o mar (Norte e Leste), com opção de banhos em águas calmas e mar grosso, a 34 km do Centro de Palhoça. Dali saem barcos de passeio para a Ilha de Araçatuba, onde fica a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, e as Três Irmãs. A praia do Sonho é tranquila e perfeita para a pescaria. Ideal para quem procura paz e sossego.

Ilhas

A Ilha dos Papagaios era um grande viveiro natural. Hoje, abriga a Pousada Ilha dos Papagaios.
Outras ilhas: do Cardo Grande, do Largo, Três Irmãs, do Coral, da Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e dos Moleques. Acesso por escunas de aluguel nas diversas praias.
Passeios de Barco
Fone: (48) 9998-5965
Informações Turísticas
Fone: (48) 3279-1792
www.palhoca.sc.gov.br

BIGUAÇU

Cidade Imperial - Biguaçu está localizada em situação estratégica - entre os maiores pólos turísticos do Estado: Florianópolis e Balneário Camboriú. O acesso é fácil. O município é cortado pela BR-101 e é passagem obrigatória de quem vem do centro-Sul do país ou da Argentina. 
Fundado em 1833, dispõe de belo acervo arquitetônico - O conjunto da Vila São Miguel construído no início do século XVIII - emoldurado por Mata Atlântica preservada e tombado pelo Patrimônio Histórico de Santa Catarina. 
A época imperial também deixou marcas na região que chegou a ser “Sede do Império” por dois dias, durante visita do Imperador Dom Pedro I e sua corte. 
Atualmente com mais de 50 mil habitantes, Biguaçu coleciona atrativos naturais com destaque para a orla pontuada de bons restaurantes 11 beira de praias de águas calmas. A capacidade hoteleira é de uma centena de leitos.
 ***

Praça central de Biguaçu
***
Casarão Born
***
Conjunto arquitetônico da
Vila de São Miguel
A Vila de São Miguel, hoje parte do município de Biguaçu, foi fundada em 1750. Seu conjunto - construído em estilo luso-brasileiro - é composto por Sobrado, Capela e Aqueduto e extensa chácara que contém diversas espécies botânicas da Mata Atlântica, devidamente catalogadas. O conjunto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1969.
Entrada gratuita.
Localização: BR-101 - Km 189.
Fone: (48) 3243-4166
 ***


Casa dos Açores
Museu Etnográfico
Faz parte da Vila de São Miguel. Foi criada em 1978, pelo Governo do Estado. Dedicada a pesquisa e desenvolvimento da cultura de base açoriana em Santa Catarina, integra conjunto arquitetônico da Vila de São Miguel da Terra Firme. O acervo contém biblioteca especializada e documentos históricos; artesanato dos Açores e do litoral catarinense; fotografias, objetos e móveis de época doados pelos antigos proprietários do sobrado. A 20 km ao Norte de Florianópolis. Atividade permanente: venda de artesanato e de livros de autores catarinenses.
Visitação de 3ª a 6ª feira, das 8h as 18h, e sábados, domingos e feriados, das 8h as 12h e das 14h as 17h.
Localização: BR-101 - Km 189.
Entrada gratuita.
Fone: (48) 3243-4166
 ***

Índios Guaranis
Tribo natural da região que ainda mantém aldeia no local. São encontrados na Vila de São Miguel, nas proximidades do Conjunto Arquitetônico, onde comercializam artesanatos. Frequentam escolas indígenas, num esforço para preservar o idioma guarani e sua cultura.

Balneário de São Miguel
A cerca de 6 km do Centro de Biguaçu. A orla oferece uma dezena de bons restaurantes, com pratos a base de frutos do mar. Fresquinhos, à milanesa, ao bafo ou com molho, o camarão é a vedete da gastronomia em São Miguel, além de lula, siri, peixe, marisco, ostra e berbigão. As opções de pratos e preços são variadas e tornam a região roteiro obrigatório para os admiradores dessas iguarias. Cada restaurante tem atributos especiais - belas paisagens e receitas próprias.

Marina 3 Mares
Outra opção no Balneário de São Miguel á a Marina 3 Mares, que une a bela paisagem litorânea ao conforto da pousada e serviços de restaurante com pratos típicos da região. As águas são calmas, próprias para banho. Já se tornou ícone do turismo de Biguaçu.
Cascatas
Biguaçu localiza-se em região de grande beleza natural, a beira-mar. Vale visitar a Cachoeira do Amâncio, que embora não tenha infra-estrutura convida ao lazer e a contemplação e também a banhos nos dias mais quentes.

Bigfest
Maior evento municipal. Reúne variados atrativos: competições de atletismo, pesca, rodeio, gineteada, tourada e super cross. Oferece shows de bandas de garagens e outros artistas de projeção estadual e nacional. Destaque para o grupo folclórico açoriano Arcos. A gastronomia varia desde comida típica açoriana até churrasco e delicias artesanais. É promovida grande gincana cultural que reúne cerca de 4 mil jovens. Ha espaço também para manifestações religiosas: missa de ação de graças pela emancipação do município (17 de maio) e missa campeira realizada no CTG Sela de Prata. No local e montado, ainda, grande parque de diversões. A Bigfest é realizada em data móvel, sempre em maio, em dois fins de semana consecutivos, as sextas-feiras, sábados e domingos.
 ***



***
Trilha e pistas para motocross
O município é muito frequentado pelas boas condições para prática deste esporte.

Pescaria
A cidade oferece algumas opções de pesque-pague que funcionam durante a temporada.
Informações Turísticas
Fone: (48) 3285-3020
www.bigua.sc.gov.br

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

Santo Amaro - Capital Catarinense das Águas Termais - reúne conjunto de atrativos naturais muito difícil de ser encontrado ao mesmo tempo em um só lugar. Verdadeiro santuário ecológico coberto pela Mata Atlântica - 63% de sua área territorial são considerados de preservação permanente. São belas paisagens, montanhas imponentes e clima favorável - temperatura média de 19.70C, além de águas em abundância, que seduzem os apreciadores de ecoturismo. As cachoeiras e os rios da região são muito procurados para pratica de rafting, rapel e canoagem e as condições para vôo livre estão entre as melhores do Estado. Destaque para as fontes termo minerais que jorram a temperatura média de 39°C. São comparadas as melhores do mundo devido as suas propriedades relaxantes e terapêuticas. A história da estância Caldas da Imperatriz, a mais antiga do Brasil, também é cercada de charme, já que foi criada por Dom João VI e frequentada pelo próprio Imperador Dom Pedro II. Hoje, a infra-estrutura turística da cidade está à altura da vocação natural do município, com boa oferta hoteleira e restaurantes de variados estilos.
 ***

Roteiros das Termas
Alguns hotéis oferecem banhos em piscinas, outros têm águas termas apenas nos apartamentos.
Caldas da Imperatriz
Fone: (48) 3245-7080
Resord e SPA Plaza Caldas da Imperatriz
Toll free: 0800 48-2021
Prayontur Hotel Camping
Fone: (48) 3245-7262
Hotel Imperador Caldas Palace
Fone: (48) 3245-7080

Parque Aquático Hotel Caldas da Imperatriz
Parque e balneário público com toda infra-estrutura para um dia de lazer. Fonte pública de água fria. Casa de banhos - no Hotel Caldas da Imperatriz são oferecidos banhos individuais, térmicos, para não hóspedes, em banheiras simples ou hidromassagem. Em anexo ao hotel.
Fone: (48) 3245-7088
 ***


Turismo Rural

Fischer Hotel Fazenda
Fone: (48) 3245-4500
www.fischerhotelfazenda.com.br

Turismo Religioso

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Uma das mais belas da Grande Florianópolis. Trevo da BR-282. Vila de Nossa Senhora de Lourdes.

Igreja Matriz e
Conventinho do Espírito Santo
A Igreja Matriz é considerada uma da mais belas da Grande Florianópolis. Fica no Centro da cidade. O Conventinho do Espírito Santo é importante referencial do turísmo religioso local. Oferece loja com artigos sacros, pequeno museu, gruta e capela.

Frei Hugolino Back
Natural de Angelina, filho de modestos agricultores, passou sua vida em convento franciscano. Em 1978, descobriu a parapsicologia e começou a trabalhar com a cura pela imposição das mãos. Cerca de 30 mil pessoas por ano chegam a Santo Amaro em busca da cura para vários males, dores de cabeça, problemas de coluna e circulação, stress, bronquites entre outros.
Atendimento:
de 2ª a 5ª feira, das 7h as 11 h30, e das 13h as 17h30.
6ª feira, das 8h as 11 h30 e das 13h as 16h.
Conventinho do Espírito Santo.
Rua Tereza Cristina, 64, ao lado do hospital.
Fone: (48) 3245-1104

Ecoturismo

Morro Queimado
A 694 m acima do nível do mar, tem vista panorâmica do litoral da Grande Florianópolis. Muito procurado pelos adeptos do vôo livre devido à frequente formação de térmicas que fornece condições para a prática do esporte quase que diariamente. Estradas de acesso ao pico em bom estado de conservação.

Escola de vôo livre Parapente
Sul - Sede Lagoa Clube de Vôo Livre, Rua Fridolino Schmitz, Sul do Rio
Fone: (48) 9155-9641, 9155-9642, 9155-9643
Operadora Ikaro Curso
Fone: (48) 3237-9095, 9997-4939
Operadora Goodfly
Fone: (48) 8401-3137, 9991-4242

Rafting no Rio Cubatão
Atualmente Santo Amaro está entre os locais mais propícios para a prática de rafting (descida de corredeiras em botes infláveis) da Grande Florianópolis. O esporte e praticado nas quedas do Cubatão, classificadas em diferentes níveis de dificuldades. Os percursos variam de 3 km a 20 km em meio a área de florestas protegidas pela Reserva do Parque da Serra do Tabuleiro. Outra opção é o duck - espécie de caiaque inflável que comporta, no máximo, duas pessoas.
Ativa Rafting
Fone: (48) 3245-7021 9962-2420
Apuama Rafting
Fone: (48) 3245-1673, 3245-7602, 9103-6730
TDA Rafting
Fone: (48) 3245-7279, 9972-4417
Tropa de Elite Rafting e Expedições
Fone: (48) 3245-7890

Salto do Rio Cubatão
Queda com 10 m de altura, ladeada por exuberante vegetação e rochas. Vargem do Braço.

Cachoeira Cobrinha de Ouro
Localizada na Estrada Geral do Braço São João, próxima ao Fischer Hotel-fazenda. Acesso pela BR-282, bem sinalizado. Cachoeira liberada para banho, formando vários remansos em meio à Mata Atlântica. Infra-estrutura de lazer - churrasqueiras, piscinas naturais inclusive infantil. Completo serviço de bar. Aberto todos os dias da semana, das 7h as 20h.
Fone: (48) 9957-3839, 9932-8214

Trekking para observação
da Fauna e da Flora
Na Pousada da Mata. As caminhadas acontecem as quartas e aos sábados para observação da flora e da fauna, com orientação de biólogos. Também são feitas visitas às cachoeiras Cobrinha de Ouro e Águas Claras.
Resort e Spa Plaza Caldas da Imperatriz
Fone: (48) 3281-9000
Sítio do Guto–Esporte, Aventura e Lazer
Fone: (48) 3324-2244, 9971-3015

Outras Opções

Eventos
O Município dispõe de restaurantes que servem pratos variados incluindo os da gastronomia alemã. Além de locais de festas, cursos e outros eventos.
Espaço Eventos
Fone: (48) 3232-1368
Sindicato Rural dos Trabalhadores
Fone: (48) 3245-1127
Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker
Fone: (48) 3245-1321
Galeteria Canela e Mel
Fone: (48) 9973-8866
Pesque-Pague do Andrade
BR-282 Km 114, Poço Fundo.
Fone: (48) 3245-6191
Parque Aquático Estrela Guia
Estrada do Pantanal, 500, Poço Fundo.
Reservas: Tel.: (48) 3245-2315

Associação Ecológica Recanto da Natureza
Comercializa cerca de 200 produtos orgânicos revendidos, inclusive, para lojas de Florianópolis. São conservas, doces, etc, totalmente sem agrotóxicos.
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Vargem do Braço.
Fone: (48) 3245-7655 r. 21

Postos de Artesanato
Exposição do artesanato local, trabalho em madeira, bordados, pintura em tecido, arte em pedras, esculturas em madeira.
Rua Geral / Caldas da Imperatriz, posto da Prefeitura Municipal e Trevo da BR-282. Fone: (48) 32451418, 9911-9770

Festas
A principal é a Festa do Divino Espírito Santo, também chamada Festa do Imperador, instituída no município em 19 de maio de 1854. Tradição açoriana que permanece até hoje. Sempre em maio.
Informações Turísticas
Fone: (48) 3245-3266
www.santoamaro.sc.gov.br
sec_turismo@santoamaro.sc.gov.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

São Pedro de Alcântara foi a primeira colônia alemã em Santa Catarina, povoada por imigrantes provenientes do sudoeste da Alemanha, que chegaram a montanhosa região em 1829. A partir dela surgiram, nos arredores, várias outras localidades germânicas que conservam as tradições de seus fundadores até hoje. Apesar da proximidade da capital, 32 km, e de quase 180 anos de história, o município ainda mantém o clima rural e seus maiores atrativos turísticos estão ligados à natureza, além dos produtos artesanais, como a saborosa aguardente elaborada em centenários engenhos movidos a água. A cidade - bela e sossegada tem menos de 4.000 habitantes e pouca infra-estrutura. Não oferece hospedagem, o café colonial e o restaurante só funcionam nos fins de semana, mas devido à sua proximidade com Florianópolis e Rancho Queimado pode ser excelente opção para agradável passeio de um dia.
 ***
Praça do Imigrante
***
Igreja Matriz
Construída em 1929, no primeiro centenário da imigração alemã. Obra de grande beleza, com altar esculpido em madeira. Abriga várias imagens sacras bem trabalhadas. Sua cúpula, de grande altura, remete à basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica numa elevação de onde se tem excelente vista de todo o Centro da cidade. No pátio da Igreja estão sepultados os párocos. Está sempre aberta a visitação e é muito bem conservada, foi restaurada em 1979.
Fone: (48) 3277-0109
 ***

Passeios/Gastronomia
A pequena São Pedro convida a retomar antigos hábitos. A meIhor forma de entrar no clima do passeio é abandonar o carro e sair a pé, sem pressa, ou preocupação com a violência. Observar a pequena Praça João Aldagísio Philippi onde esta situada a Prefeitura Municipal e os antigos casarões em contraste com algumas construções mais novas. Pode-se visitar a Igreja Matriz e, seguindo as indicações turísticas padronizadas em placas rústicas, chegar a muitas das atrações da cidade, inclusive ao restaurante e ao café colonial.
Restaurante e Churrascaria São Pedro
Fone: (48) 3277-0190
Café Colonial Girassol
Fone: (48) 3378-0064
Fazenda Paraíso da Serra
Almoços e Café-Colonial.
Para grupos fechados, sob encomenda.
Fone: (48) 3277-0329

Engenhos de Cachaça
Ainda são encontrados em atividade. 0 engenho do senhor Silvino Hillesheim é um deles. Ele comprou a propriedade em 1962, e reformou o antigo engenho, na época com mais de 150 anos, dando continuidade a produção de cachaça. Os métodos são todos adequados para não poluir o meio ambiente. A produção é de 50 barris por ano, com 100 litros cada. O orgulho do produtor é que a "moenda trabalha serena". Isto é, sem barulho, sinal de que a obra de carpintaria foi bem caprichada e não deixou espaço entre os dentes. A roda d'água atual foi projetada para durar mais 50 anos. Pode-se adquirir aguardente no local, mas é necessário levar recipiente. Outros engenhos similares são encontrados.
Engenho de Silvino Hilleheim
Alto Varginha.
Tel.: (48) 9960-4358 r. 26
Engenho Colonial Irmão Pitz
Bairro Vila Junkes.
Tel.: (48) 3277-0346
Engenho Colonial Zé Folia – Produção de Cachaças Nobres
Bairro Santa Filomena.
Tel.: (48) 3292-2301
Petry Cachaça Artesanal
Bairro Rio Forquilha.
Tel.: (48) 9969-5884
Alambique Cachaça do Baron
Bairro Cubatao.
Tels.: (48) 3277-0336 3204-6264 9962-2626
Cachaça Menino – Sítio do  Engenho
Bairro Alta Varginha.
Tels.: (48) 9972-0266, 9104-5288

Vila Hoffmann
Condomínio de propriedades rurais particulares pertencentes a família Hoffmann. São produtores de cachaça, farinha de mandioca etc e revendem seus produtos diretamente ao consumidor. Placas no Centro da cidade indicam a direção. Acesso facil.

Caminho das Tropas
Trilha que parte do Centro da cidade, muito bem sinalizada, passa pelo antigo caminho das tropas e leva a ponte sobre rios de águas claras e fundo de pedras. Caminhada em meio a Mata Atlântica.

Outras Opções

Pesque-Pague São Pedro
Pesca de pacú, tilápia e carpa. A poucos quilômetros do Centro. Acesso por estrada de terra. Oferece estrutura para pesca e lazer, com churrasqueira, banheiros, etc. Não serve refeições. Só funciona no verão.
Tel.: (48) 3277-0209

Parque Aquático Recanto das Pedras
Pequeno parque com belo paisagismo. Piscina disponível para banho. Belo entorno em meio à Mata Atlântica
Fone: (48) 3277-0186

Horto Medicinal
Associação sem fins lucrativos formada pela comunidade para promover melhores condições de saúde e resgatar a sabedoria popular.
A Associação Campo Et ervas está localizada em Campo de Demostração, produzindo xaropes, pomadas e cremes, extratos alcoólicos de várias plantas  medicinais. Sabão medicinal, vermifugos, shampoos com ervas medicinais, complemento alimentar, mudas de plantas medicinais entre outros produtos. Aberto à visitação. Localiza-se na SC-407.
Tels: (48) 3378-0161 (Neidel, 9973-7841

Antigos Casarões
A colônia de São Pedro florescia às margens do caminho dos tropeiros, que ligava a Capital a Lages. Mas, quando o governo construiu estrada paralela - via Santo Amaro de Imperatriz - a vila ficou isolada e os muitos casarões imponentes, de arquitetura tipica alemã, testemunhas de um passado próspero, foram abandonados no antigo caminho de terra que leva a Rancho Queimado.

Roteiro Germânico
São Pedro de Alcântara também é o marco inicial de um belo e rápido roteiro da colonização germânica na região. Devido à proximidade e à tranquilidade das estradas, é possível aproveitar um fim de semana ou feriado para conhecer mais duas encantadoras  cidade: Angelina e Rancho Oueimado. A pequena Angelina é conhecida pelo Santuário Mariano e Rancho Oueimado é ideal para o pernoite. Tem clima de serra, infra-estrutura hoteleira e bons restaurantes, e, mesmo no auge do verão, as noites são frescas e agradáveis (conferir página seguinte).

Festas Religiosas
A cidade é conhecida pelo grande número de festas religiosas. A maior delas é a da Igreja Matriz, realizada em outubro, seguida da festa do Santuário Bom Jesus de Santa Cruz, em agosto. Outras seis capelas promovem eventos próprios.

Informações Turísticas
Fone: (48) 3277-0122
gabinete@pmspa.sc.gov.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
www.pmspa.sc.gov.br

RANCHO QUEIMADO

Rancho Oueimado é uma agradável cidade de clima ameno - 100C a 120C no inverno e 170C a 220C no verão - situada a apenas 65 km de Florianópolis. Preserva a tranquilidade de um município com menos de 3 mil habitantes, mas oferece conforto e boa estrutura turística. Além de atrações variadas - gastronomia, produção de morangos e a beleza natural da região. Um dos admiradores mais ilustres de Rancho Oueimado era o ex-governador Hercílio Luz, proprietário de bela residência no Distrito de Taquaras, onde passava suas horas de lazer. Os tempos são outros, mas a cidade continua agradável refúgio campestre. Atualmente são mais de 400 casas de campo distribuídas em bem estruturados condomínios residenciais. Também acaba de ser inaugurado amplo golf club de padrão internacional. Mesmo com tanta sofisticação, ainda é preciso muito pouco para aproveitar o melhor de Rancho Oueimado, a farta e boa comida tropeira, as belezas naturais e a calorosa hospitalidade.
 ***

Morro do Alto da Boa Vista
Topografia acidentada de altitude variada entre 620 m e 1.250 m, florestas de Mata Atlântica e campo de araucárias, cachoeiras e rios de águas cristalinas e minerais são alguns dos muitos atrativos naturais da região. Destaque para o pico Alto da Boa Vista, 1.200 m, ícone do turismo local, situado no Distrito de Taquaras, a 20 km do Centro de Rancho Oueimado por estrada de chão, mas com bom acesso de carro. Oferece vista deslumbrante. No inverno, está sujeito à incidência de geadas e até mesmo neve.

Museu Hercílio Luz
Antiga casa de campo do ex-governador Hercílio Luz, construída em estilo germânico. Mantém móveis e utensílios originais, inclusive o jogo de quarto da família. No Distrito de Taquaras.
Aberto de 2ª a 6ª feiras, das 13h às 19h. Sábados,das 13h30 às 17h e domingo, das 9h30 as 17h.
Fone: (48) 3275-1453

Casa do Imigrante
Situada dentro do Parque da Festa do Morango, no Distrito de Taquaras, é uma réplica da arquitetura introduzida pelos imigrantes europeus quando chegaram a Santa Catarina. Guarda muitos utensílios utilizados pelos colonizadores, como máquina de lavar manual, ferro a brasa, entre outros. Aberta a visitação.
Informações com Gelta.
Fone: (48) 3275-0143

Monumento ao Tropeiro
Monumento erguido em homenagem aos tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. É o único na região para os desbravadores que abriram o caminho das tropas ao longo dos quais surgiram várias cidades, entre as quais Rancho Oueimado. Está localizado no Distrito de Taquaras.

Engenho Colonial
Propriedade modelo do Projeto de Agro turismo pertencente a Geraldo Junkes. Original na arquitetura, estrutura e costumes. Produção exclusiva de produtos orgânicos.
Aberto a visitação.
Distrito de Taquaras, a 2 km do Museu Hercílio Luz.
Informações com Geraldo.
Fone: (48) 3292-8710

Produção de Morangos
Rancho Oueimado é o maior produtor de morangos de Santa Catarina. Atualmente se destaca pelo cultivo orgânico. A Cia do Morango é uma iniciativa pioneira na região que agrupa produtores rurais em torno de bem-sucedido projeto de agricultura livre de agrotóxicos. A Cia revende diretamente ao consumidor, elimina atravessadores e regula o preço em patamares acessíveis. A visita inclui passeio pelas plantações. Devido as novas tecnologias, Rancho Oueimado estendeu sua produção para todas as estações do ano. Localizado no Distrito de Taquaras.
Informações com Geraldo.
Fone: (48) 3292-8710

Projeto Lachares
Extenso projeto de desenvolvimento sustentado implantado no Distrito de Taquaras pelo estudioso Silvino Schneider, na década de 1970. Engloba várias atividades de valorização da terra, das plantas medicinais e de introdução de técnicas agrícolas em equilíbrio com o meio ambiente. Partiu do projeto, inclusive, a iniciativa de plantar flores características de clima frio - hortênsia, véu-de-noiva, azálea - ao longo das estradas. Belo cenário que hoje caracteriza a cidade. Mantém trilha ecológica perto da sede do Projeto, nos arredores da Igreja Evangélica, no Distrito de Taquaras. Inclui palestra explicativa sobre o Projeto Lachares e sobre a história da região.
Dona Traud
Fone: (48) 3275-0161 ou Pedro Henrique.
Fone: (48) 9971-1321

Produtos Coloniais
Devido à grande produção de morango, desenvolveu-se, na região, culinária especifica tendo a fruta como ingrediente principal - tortas, geléias, Iicores, etc. A produção familiar é artesanal e alguns produtores recebem os visitantes, mostram como é a produção e revendem diretamente aos compradores. Localizado no Distrito de Taquaras.
Informações com Solange.
Fone: (48) 3275-1159
 ***
Magnífico Posto de Gasolina no distrito de Taquaras
***
Posto Texaco, década 1930
***
Arquitetura
Casas, casarões, sobrados e até mesmo os prédios públicos remetem a arquitetura germânica. Vale a pena admirar as construções em todo o Centro e também nos arredores que formam harmonioso conjunto.
 ***

Artesanato Local
Os artesanatos mais característicos da região são a pintura em madeira e os objetos confeccionados em palha de milho, materiaprima local. Lojas especializadas comercializam os produtos em vários locais da cidade.
Artesanato Vó Nair
Tel.: (48) 3275-0321
Artesanato em Flores
Tel.: (48) 3275-0463
Casa das Artes
Tel.: (48) 3275-0254
Joaninha Artesanato
Tel.: (48) 3275-1174
Mimo’s Artes
Tel.: (48) 3275-0156

Gastronomia
Churrasco temperado com sal grosso, arroz carreteiro, feijão tropeiro com torresmo e sobremesas caseiras são algumas das delicias da comida campeira. Sempre elaboradas em fogão a lenha para preservar o sabor do passado. Destaque para o delicioso café colonial da região e para os rodízios de carne. Especialidades que podem ser encontradas nos vários restaurantes da cidade, alguns localizados no Centro.
Destaque para o galpão Tropeiro, em Taquaras.

Festas
Considerada a Capital Catarinense do Morango, realiza a Festa do Morango no último fim de semana de novembro. O objetivo é proporcionar a venda direta da fruta e de seus derivados ao consumidor. Ao mesmo tempo homenageia a cultura dos imigrantes alemães que colonizaram a região com o preparo de comidas típicas e a apresentação de grupos folclóricos.

Outras Opções

Golf Club Santa Rita
e Estância Hidromineral Santa Rita
Em anexo à Estância Hidromineral Santa Rita, foi construído o Golf Club Santa Rita, com 500 mil m² e dentro dos padrões internacionais. Já estão em funcionamento a escolinha de golf e a primeira etapa do campo, com 4 buracos. Depois de concluído, o campo devera ter 18 buracos e será o maior de Santa Catarina. O clube oferece driving range, putting green, escolinha, club house e bistrô. Localizado na BR-282 - Km 53, Rio dos Bugres. Todas as instalações são abastecidas com água mineral.
Golf Club Santa Rita
Fone: (48) 3275-0352
Estância Hidromineral Santa Rita de Cássia
Fone: (48) 3292-6836, 3292-8835

Fábrica de Bebidas Shell
É uma das mais antigas de Santa Catarina, fundada em 1905, ainda como cervejaria. O refrigerante começou a ser produzido em 1926, e foi o primeiro do Estado. Quase um século depois, a fábrica permanece como empresa familiar, localizada na entrada da cidade e especializada em refrigerantes. Recebe grupos para visitação.
Tel.: (48) 3275-0133
Informações Turísticas
Fone: (48) 3275-3100, 3275-3126
www.ranchoqueimado.sc.gov.br

ÁGUAS MORNAS

A cidade - com quase cinco mil habitantes, dos quais 82% residem no campo - e vizinha de Santo Amaro da Imperatriz com a qual compartilha as mesmas características geográficas: a exuberante natureza da Serra do Tabuleiro - ideal para a prática do turismo de aventura em rios, cachoeiras e trilhas - e a qualidade de suas fontes termo minerais, comparadas as melhores do mundo. As águas atraem turistas o ano todo, principalmente de Florianópolis, localizada a 36 km. Jorram à temperatura constante de 390C e apresentam diversas propriedades terapêuticas e estéticas. Auxiliam nos tratamento de reumatismo, artrites, artroses e problemas de pele, além de relaxar e aliviar os sintomas do stress. O diferencial de Águas Mornas são as três colônias germânicas situadas ao longo da SC-431, opções de agradáveis passeios onde história e lazer se misturam. A infra-estrutura turística e boa: vários restaurantes e amplo hotel de lazer abastecido com água mineral.
 ***

Ecoturismo
Situada na encosta da Serra do Tabuleiro, a localidade de Rio dos Porcos, a 900 m de altitude, é o ambiente ideal para turismo de aventura. A estrada é íngreme e sinuosa, de difícil acesso. Vale visitar o Recanto da Garganta - sítio em plena Mata Atlântica - na localidade de Rio Novo, a 30 km do Centro. Outros atrativos ecológicos: a Wasserplatz, queda d'água situada na Fazenda Sacramento, a 5 km da cidade, e o Salto do Rio Vermelho, passeio ecológico com belíssimas cascatas, ao pé da Serra do Tabuleiro, a 7 km do Centro.
Ativa Rafting
Fone: (48) 3245-7021 9962-2420
Apuama Rafting
Fone: (48) 3245-1673, 9103-6730
TDA Rafting
Fone: (48) 3245-7279, 9972-4417
Tropa de Elite Rafting e Expedições
Fone: (48) 3245-7890

Turismo Religioso
Gruta de Nossa senhora de Lourdes, na localidade de Vargem Grande, as margens da BR-282, a 5 km do Centro de Águas Mornas. Uma boa dica é experimentar os produtos caseiros e coloniais: doces, geléias, embutidos e conservas comercializados na colônia de Vargem Grande.

Passeios

Colônia de Vargem Grande
Fundada em 1837 por colonos alemães dissidentes da colônia de São Pedro de Alcântara que fundaram o povoado as margens da nova "estrada de Lages". Na estrada geral da Vargem Grande fica o Parque Aquático Sol de Verão. Na colônia está localizada também a Gruta de Nossa senhora de Lourdes.
Acesso: BR-282 a 5 km de Águas Mornas.

Colônia de Teresópolis
Fundada por decreto do Governo Imperial, em 1860, foi ocupada por 40 imigrantes alemães vindos da Ranania e Westphalia que, desiludidos com o solo da região, logo se mudaram para outros lugares. A colônia se mantém tímida, mas preserva com carinho as tradições dos antepassados europeus. Na praça da pequena cidade, duas belas igrejas representam a fé católica e evangélica, com elevadas torres.
Acesso pela SC-431, cerca de 15 km de Águas Mornas.

Colônia Santa Isabel
A mais típica de todas as colônias germânicas de Águas Mornas. Foi fundada em 1847, por 256 imigrantes recém-chegados da Alemanha. É a mais antiga colonização evangélica de confissão luterana de Santa Catarina. Hoje, e uma bucólica localidade, em meio a exuberante vegetação. Na colônia funciona o Parque Aquático Primavera, apenas durante a temporada.
Acesso: BR-282, a 15 km do Centro de Águas Mornas.

Produtos Caseiros da Sônia
Bolachas, pães, mel, cucas, etc. As iguarias caseiras são produzidas pela própria Sônia, que os revende em seu sítio, na localidade de Rio do Cedro, as margens da SC-431, Km 9. Funciona o ano todo. Boa sinalização na SC.

Águas Mornas Palace Hotel
Condomínio fechado, estância termal, TV em cores, ar-condicionado e banheira. Todo o hotel á abastecido com águas termais. Tem duas piscinas cobertas e três externas. Sauna e recreacionista.
Av. Cel. Antônio Lehmkuhl, 2487.
Fone: (48) 3245-7015
Informações Turísticas
Horário de atendimento: das 07h as 12h.
Fone: (48) 3245-7033
www.aguasmornas.sc.gov.br

ANGELINA

A fé é o maior atrativo de Angelina. No município - de quase 6 mil habitantes situam-se alguns dos mais belos locais de peregrinação de Santa Catarina -, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Colina da Louvação. E são justamente esses dois pontos que atraem o maior número de visitantes. Nos fins de semana, mais de 10 ônibus de peregrinos costumam lotar o Centro e mudar o ritmo da cidade. Normalmente os visitantes vem para ficar apenas um dia. Mas quem resolver esticar a estadia tem algumas opções. A capacidade hoteleira da cidade é de 155 leitos e outros atrativos convidam a um passeio mais prolongado. A Serra do Tabuleiro oferece cenário exuberante de natureza quase intocada com várias oportunidades para a prática do ecoturismo.
 ***


Turismo Religioso

Gruta
A gruta de Angelina foi iniciada em 1899, por Frei Zeno Wellbroehl para pagar promessa feita durante grave doença. Já curado, fez vir da Alemanha a imagem da Santa, benta em 1902 por Dom José de Camargo Barros, Bispo de Curitiba, Paraná. Atualmente, o Santuário Mariano ou Santuário Nossa Senhora de Angelina, formado pela Gruta Imaculada Conceição e 14 estações da Via Sacra, tornaram-se pontos turísticos da cidade.
Em 1907, a imagem foi levada até a Gruta, onde permanece. 
***


Santuário Mariano
Em 1988, ano Mariano, Dom Afonso Niehues, Arcebispo de Florianópolis, assinou Decreto de Instalação do Santuário Mariano sob o título "Santuário Nossa Senhora de Angelina", que inclui também a Igreja Matriz. Desde então, segundo definição da Igreja Católica, Angelina tornou-se local privilegiado para obter graças e favores: perdão, conversão. O aumento da caridade e fraternidade, espírito de oração e piedade. Também destinado a receber peregrinações, romarias, concentrações, celebrações especiais, penitências, confissão e oração. A maior celebração ocorre no dia 8 de dezembro: a Festa em louvor a Nossa Senhora de Angelina atrai milhares de peregrinos. Destaque para a Colina da Louvação, considerada uma das mais belas dos pais, onde estão dispostas as 15 estações da Via Sacra.
Fone: (48) 3274-1185
Congregação das Irmãs Franciscanas
Tel.: (48) 3274-1180
***

Blumengarten Haus Hospedagem
Hospedaria instalada em edificação de grande beleza, pertencente a Congregação das Irmãs Franciscanas. Os preços são razoáveis, mas sem o conforto de um hotel comercial (TV serviços de quarto, etc...), apenas quartos e refeições. O restaurante oferece comida caseira e verduras sem agrotóxicos.
 ***

Em anexo fica o acervo histórico das irmãs. Está localizado a cerca de 2 km do Centro e é muito procurado por peregrinos em busca de paz para retiros espirituais. A hospedaria aceita reserva de grupos para percorrer as trilhas São Roque e Santo Antônio.
Tel.: (48) 3246-1304
www.cisfj.org.br
Centro de Medicina Natural
Informações com as irmãs franciscanas de São José.
Fone: (48) 3274-1180, 3274-1127

Mel e Queijo
São os dois produtos característicos de Angelina. Podem ser facilmente encontrados em posto de venda na praça principal da cidade, perto do Santuário Mariano.

Natureza
Dois locais se destacam para observação da natureza, embora não tenham infra-estrutura: Lago Júlio Schappo, a 2,5 km do Centro, e represa da Usina Hidrelétrica Garcia, a 7 km da cidade. onde e realizada etapa do campeonato catarinense de jet ski, em setembro.

Outras Opções

PESQUE-PAGUE CHICO BUNN
Fone: (48) 3274-1206
Recanto Turismo Tomazoni
Recanto ecológico com trilhas que funcionam em algumas épocas do ano.
lnformações e reservas.
Fone: (48) 3274-1082
Hotel e Restaurante Sens
Fone: (48) 3274-1105
Pousada Canto da Natureza
Fone (48) 3274-1030
www.pousadacantodanatureza.com.br
Informações Turísticas
Fone: (48) 3274-1405
www.angelina.sc.gov.br

ANITÁPOLIS

Os maiores tesouros de Anitápolis são o sossego e a natureza intocada de seu entorno. A cidade com poucos mais de 3 mil habitantes – fica a 32 km de Rancho Queimado, mantém os ares de Serra e convida a programas tranqüilos. Rara oportunidade de permanecer em completa integração com o meio ambiente, a poucas horas  de carro do conforto dos grandes centros. Anitápolis – assim chamada em homenagem à heroína Anita Garibaldi – foi colonizada a partir de 1907, por imigrantes alemães  italianos recém-chegados da Europa.
A cidade só desmembrou-se de Santo Amaro da Imperatriz em 1961 e os acessos precários, que retardaram a colonização, dificultam também o desenvolvimento econômico. Ainda hoje a influência ítalo-germânica se revela nos detalhes, na organização, na culinária e no sotaque do povo acolhedor.
 ***

Ecoturismo
Cercada por montanhas e matas, Anitápolis tem excelente clima, com ocorrência de geadas no inverno e temperaturas médias entre 150C e 250C. Muitos rios cortam o seu território e caudalosas cachoeiras descem pelos vales. Destaque para as quedas dos rios Povoamento, da Prata, Maracujá, Branco, do Meio e Serrinha, além das trilhas para jeepcross e motocross, especialmente em Bela Vista, Rio Perdido, Maracujá, São Domingos, Ladeia, Serrinha, Santo Antônio, Serra Garganta e Vermelho. Na Serra Geral, a 25 km do Centro, pode-se praticar montanhismo.

Pontos Turísticos
A cidade é repleta de cachoeiras - Serra Geral, Rodas d'água, Tirolesa ... A mais conhecida é a Cachoeira da Usina, no Centro de Anitápolis. Outros recantos bucólicos são as Grutas de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade do Rio Branco, e a Gruta de São Benedito, na comunidade do Alfa, em frente a SC-407.

Destaque também para os atrativos culturais - a Banda Municipal e Grupo de Dança Germânico. E para a beleza natural da Serra, onde, em 1930, aconteceu o sangrento Combate da Garganta entre os revolucionários gaúchos, a favor de Getúlio Vargas, e os soldados da Força Pública catarinense. O patrimônio arquitetônico está representado pelo antigo prédio do Patronato Agrícola e pelas casas em estilo germânico.

Pousadas

Pousada Rio das Pedras
Rio das Pedras - 8 leitos, café colonial, comida típica, trilha ecológica e cavalgada.
Sítio Silva
Rio da Prata - café colonial, produtos orgânicos e artesanais, mel e trilha ecológica.
Pousada Recanto das Cachoeiras
Rio da Prata - 6 leitos, chalé, café colonial, comida típica, triIhas e cavalgada.
Pousada Medeiros
Serrinha - 12 leitos, camping, café colonial, comida típica, escalada, cavalgada e tiroleza.
Sítio Passaragua
Rio da Prata – 6 eleitos, sauna, café colonial, comida típica, trilha.
Pousada e Restaurante Weiss
Centro - 40 leitos, café colonial, comida típica.
Reservas: (48) 3256-0109
Informações: (48) 3256-0196, com Lúcia

Gastronomia

Restaurante Dois Irmãos
Rua Lebon Regis - Centro
Fone: (48) 3256-0347
Condomínio Sul do Rio
Doces Agroeecológicos
Estrada Geral Rio do Sul
Fone: (48) 3292-7513 r.22
Lanchonete e Pizzaria Bambu
Av. Ivo Silveira, 47 - Centro
Fone: (48) 3256-0363
Defumados Coelho
Rua Lebon Régis - Centro
Fone: (48) 3256-0138

Festas
Festa do Padroeiro São Sebastião, em janeiro, e Festa do Colono, em novembro.
Informações Turísticas
Horário de atendimento:
segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, das 13h30 às 17h.
Fone: (48) 3256-0131 / 3256-0188
www.anitapolis.sc.gov.br
Epagri
Fone: (48) 3256-0196

SÃO BONIFÁCIO

O acesso a São Bonifácio - pela SC-431 - já é um belo passeio. Muito verde, silêncio e quase nenhum trânsito. A antiga vila germânica, praticamente povoada pelas mesmas famílias que chegaram à região em 1864, é só tranquilidade. A população, de mais de 3.200 pessoas, orgulha-se das belezas naturais do local, que ganhou o título de "Terra das Verdes Colinas e Águas Cristalinas". Mesmo sem propaganda, os encantos desse lugar já chegaram aos ouvidos dos turistas mais atentos. Nos fins de semana, cerca de 300 visitantes - a maioria famílias - "lotam" São Bonifácio em busca de paz e das delícias caseiras.
 ***

Atrativos na SC-431
A estrada e bonita, totalmente asfaltada e bem sinalizada, cercada de verdes colinas e quase sem trânsito, 0 que permite um passeio sem pressa para desfrutar da paisagem. o ideal e planejar algumas paradas pelo caminho, ao longo do qual encontram-se mirante e as grutas de São Francisco, de São Jose e do Bom Pastor.

Principais Atrações

Arquitetura Enxaimel
Observar as antigas casas, encontradas principalmente na área rural, com estruturas de madeira aparente preenchidas com tijolo maciço e telhado duas águas. Elas são típicas da colonização germânica e a maioria ainda é habitada pelos descendentes dos primeiros imigrantes.

Museu Histórico
Professor Francisco S. Guilherme Schaden
Único museu da cidade, preserva o acervo referente à colonização germânica. Utensílios usados pelos colonizadores no dia-a-dia. Fica bem no Centro da cidade, na Praça Heróis do Combate. Não tem telefone. Aberto em horário comercial.

Casa dos Produtos
Coloniais e Artesanais
É onde os produtores rurais da região expõem seus produtos, situada bem no Centro da cidade, em frente a Prefeitura.
Fone: (48) 3252-0027, 3252-0115

Delícias Artesanais
Escapar dos alimentos industrializados e saborear delícias feitas com carinho, uma a uma, é um dos maiores anseios dos moradores dos grandes centros. Em São Bonifácio, pode-se ter essa experiência. A maioria dos produtores rurais da região revende sua própria produção. São várias as opções.
Fone: (48) 3252-0117
com Joel ou Mario Howerroth.
Produtos Coloniais Paraíso
Fone: (48) 3252-0816 com lolanda.
Caninha do Vovô
Fone: (48) 3252-0075 r. 20 com Sevério Buss.
Artesanato em Porcelana
Fone: (48) 3252-0105 com Darci.

Trilha dos Cedros
Trilha de fácil acesso e curta distância, com algumas pontes pelo caminho, ladeada por cedros, árvore nativa e símbolo da cidade. Termina em pequena cachoeira. Fica em propriedade de Vilmar Degering e o próprio dono organiza os passeios.
Fone: (48) 3252-0193

Estância Hidromineral São Bonifácio
Água termal, a 290C, mineral, radioativa na fonte, fluoretada e litinada. De sabor agradável, límpida e incolor. Rodeada por verde. Oferece piscina, tobogã, cachoeira, açudes para pesca, pousada e área de lazer para crianças e adultos. O restaurante funciona apenas nos fins de semana e feriados. Localizada no Rio Broecker.
Reservas: (48) 3252-0120
(a partir das 19h).
www.berkenbrock.com.brjestancia

Pesque-Pague Dóri
Além de pesque-pague (tilápias e carpas), oferece restaurante com comida caseira. Funciona nos fins de semana e feriados. Serve também para grupos sob encomenda e para eventos. Tem piscinas e campo de esportes.
Estrada Geral de São Bonifácio.
Fone: (48) 3252-0018

Pousada do Sossego
Pousada em meio à natureza. Serve café colonial. Oferece como opções de lazer, trilha ecológica, cachoeira, açude e churrasqueira. Aceita reservas para eventos.
Localizada no Rio Atafona.
Reservas: (48) 3252-0136
Pousada das Hortências
Estrada Geral. Reservas:
Fone: (48) 3252-0022 (pousada) e (48) 3252-0109 (residência)

Festas

Festa do Pão e do Milho
Primeiro final de semana depoius da páscoa

Festa do Padroeiro
Em junho

Festa do Colono
Em agosto.

Festa do Hospital
Em outubro.

Informações Turísticas
Fone: (48) 3252-0111 3252-0112
www.saobonifacio.sc.cnm.org.br
pmsboni@ig.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

ANTÔNIO CARLOS

Os parques aquáticos são a principal atração de Antônio Carlos que chama atenção também pela forte fé católica representada por belas igrejas e grutas. Até mesmo a fundação do município aconteceu a partir da primeira capela construída pelos imigrantes alemães, na divisa com São Pedro de Alcântara. Hoje, com 6 mil habitantes, a cidade mantém a clima rural, e é conhecida pelos seus produtos artesanais: farinha de mandioca, proveniente de 10 engenhos, e a aguardente, reconhecida pela qualidade. A agricultura permanece uma das principais atividades econômicas. Boa parte dos hortifrutigranjeiros servidos a mesa da população da Grande Florianópolis vem das plantações de Antônio Carlos. As belezas naturais são muitas. Guarda a maior reserva particular de Mata Atlântica do Estado, ainda não aberta ao público, Devido a sua altitude, que chega a 886 m, e a região mais próxima do litoral com incidências de araucárias e a única em que esta espécie, característica da Serra, aparece junta mente com coqueiros e palmeiras. Apresenta profusão de nascentes preservadas.
 ***

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Igreja Matriz 
A Igreja Matriz, no Centro da cidade, data da década de 1960. Fica próxima à Praça Anchieta. 
***

Grutas Religiosas
As grutas de Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Glória estão distribuídas pelos bairros da cidade. Abertas a visitação.

Igreja de Santa Maria
Data do século XIX, construída em estilo gótico, está em fase final de restauração. Fica em pequena colina que oferece bela vista dos arredores. Está sempre aberta para visitação. Localizada no bairro Santa Maria, a cerca de 8 km do Centro, próxima a gruta Nossa Senhora das Graças e no caminho para a Adega Scherer.

Ponte Coberta Aalto do Rio Farias
Ponte em estilo germânico e uma das poucas existentes no Brasil neste gênero. Fica no bairro Alto Rio Farias. Encontra-se em bom estado, foi reformada em 1986.

Adega Scherer
Produção de aguardente de forma tradicional, mas utilizando novas tecnologias. Envelhecimento da bebida em barris de carvalho importados da Europa. A adega, de propriedade de Ivo Scherer, oferece espaço para degustação da bebida. Aberta nos fins de semana e feriados, até as 20h. Localizada na estrada Antônio Scherer, 65, Bairro Santa Maria. Caminho bem sinalizado. Informações com a proprietário.
Fone: (48) 3272-7000

Serviços

Pousadas
As hospedagens de Antônio Carlos têm em comum a proximidade com a natureza bem preservada da região. Atendimento familiar. Em geral servem a culinária típica de influência germânica. Funcionam durante o ano todo. É melhor reservar.

Pousada Vale das Bromélias
Fone: (48) 3243-8203

Pousada Recanto Verde
Fone: (48) 3272-1050

Pousada Usina D'Água
Fone: (48) 3272-1257
www.usinadagua.com.br

Fazenda Ipê
Fone: (48) 3272-1473

Parques Aquáticos
É a maior atração turística da cidade. Funcionam normalmente durante o verão.
 ***

Parque Aquático Recanto da Natureza
Fone: (48) 3272-1293

Parque Aquático Arco Íris
Fone: (48) 3272-1330

Parque Aquático Usina D'Água
Fone: (48) 3272-1257

Parque Aquático Recanto do Sol
Fone: (48) 3243-2039

Parque Aquático Junkes
Fone: (48) 3272-1082

Pesque Pague Raio da Lua
Aberto aos sábados, domingos e feriados.
Fone: (48) 3272-0003

Festas

A cidade promove três festas de grande apelo popular, durante as quais os principais atrativos são galinha recheada acompanhada da aguardente e de música e danças germânicas, Destaque para o animado desfile de máquinas agrícolas ornamentadas com hortaliças.
Festa da Cachaça
Segunda quinzena de maio.

Festa do Colono
Segunda quinzena de julho.

Festa da Hortaliça
Início de junho.
Informações Turísticas
Fone: (48) 3272-1123
www.antoniocarlos-sc.com.br
 ***

SANTUR - Santa Catarina Turismo
Rua Felipe Schmidt, 249     9º andar     Florianópolis/SC     Brasil
Caixa Postal 1221     CEP 88010-902
Fone: 55 48 3212-6300     Fax: 55 48 3212-6315     email: santur@santur.sc.gov.br
Central de Atendimento ao Turista
0800-6446300

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário